Final de ano, início de outro... A humanidade desenvolveu CALENDÁRIOS como uma tentativa de compreender, prever e até conquistar o TEMPO e, assim, acalmar boa parte de nossos temores quanto a este conceito que parece fluir em constante fuga, sendo a distância entre a causa e o efeito de tudo que presenciamos. Estabelecer e seguir um calendário é adquirir a sensação de segurança, de integrar-se ao ritmo do Universo e esta iniciativa é milenar e comum a todas as culturas.

Leia mais...

Duas pessoas distintas em uma mesma e maravilhosa cidade histórica: Avignon, França.

Ambas, emocionadas, juram voltar para compreender mais profundamente os sentimentos aflorados em suas muralhas…

No caso, eu mesmo, maravilhado pela imponência arquitetônica do Castelo do Papa e o outro indivíduo, por ter ficado aterrorizado ao visitar seus salões e corredores…

Leia mais...

Escuta Psicanalítica - Modelo: Rilda - Arte Digital: Henrique Vieira Filho

A falta de controle sobre o ato (modo de proceder; conduta), o emocionalismo (exploração de um fato ou matéria capaz de emocionar), a ansiedade (expectativas reais ou imaginárias), o exagero no efeito de impressões sensoriais (estado físico resultante de situações externas por intermédio dos órgãos dos sentidos), e a simulação (disfarce) de diversos comportamentos, foram por longos anos caracterizados como histeria, termo cunhado pelos gregos e profusamente usado por Hipócrates ( 460 a.C. 370  a.C.)  que definiu o estado histérico como sendo decorrente do movimento irregular do sangue do útero para o cérebro, ou seja, um comportamento exclusivo de mulheres.

Leia mais...

Ops, quero dizer: "Ato Falho" !

Claro que, quando realizado de propósito, trata-se de uma piada. No caso do título deste artigo, a simulação "homenageia" Freud e uma de suas pautas mais polêmicas.
 
Outrossim, no contexto terapêutico, dizer uma coisa, quando se pretendia expressar outra, pode ser bastante significativo, expressando desejos inconscientes. 
 
Leia mais...

Jonas e a Baleia  - Modelo: Nathara - Arte Digital: Henrique Vieira Filho

Segundo o filósofo e teólogo francês Jean-Yves Leloup, os personagens bíblicos são expressões de arquétipos do inconsciente. 
 
O estudo de seus temperamentos, comportamentos, anseios, dúvidas, convicções, jornadas, vitórias e derrotas constitui vasto campo de reflexão sobre os conteúdos da psique humana. 
 
Neste trabalho, o personagem bíblico Jonas e seus conflitos traduzem o emaranhado de emoções e complexos que submetem os destinos humanos, podendo, quando observados e analisados, conduzir o indivíduo à libertação e à auto-realização, seja por iniciativa própria, seja através da simbólica incubação no ventre do monstro.
 

 

 

Leia mais...

As Máscaras da Vida - Modelo: Andrea - Arte Digital: Henrique Vieira Filho

Há muitos anos, uma nova Cliente me procurou, tendo como principal queixa, dores insuportáveis no rosto.
Em paralelo, estava em tratamento médico, tendo realizado todos os exames solicitados e tomava regularmente os medicamentos, sem obter resultados satisfatórios.
Na Terapia Holística, onde o TODO é abordado, a questão da dor é tão somente mais uma a ser somada a todas as demais.
Após algumas sessões, que incluiam Auriculoterapia, Florais, Terapia Corporal e Psicoterapia Holística, a Cliente relatava várias situações que lhe traziam tristeza e raiva, porém, suas feições estampavam um lindo e enorme... SORRISO !
Leia mais...

Destaques da Edição