Histórias da Nossa História

História e Fundamentos da Profissão

Mural com 5700 fotos reais - 21 Anos de SINTE - Arte Digital: Henrique Vieira FilhoDizem que a História é escrita pelos vencedores...

Assim sendo, a História da NOSSA PROFISSÃO é escrita pelo SINTE - SINDICATO DOS TERAPEUTAS !

Faz alguns dias, estava organizando uma caixa com alguns ítens necessários para o nosso evento anual, o Holística 2013, que comemora 21 Anos de SINTE.

 

A imaginação foi longe e comecei um devaneio... Se existisse uma "caixa mágica", contendo alguns dos mais importantes feitos do SINTE... Cada ítem da caixa, tal qual um holograma, conduziria nossa mente a uma infinidade de outras imagens, pois tudo está interconectado...

A Certidão Ministerial que reconhece o SINTE como NACIONAL e tendo sob sua jurisdição TODAS as técnicas, tem que ser a capa deste holograma !

A fundação do SINTE foi o marco essencial. Se hoje em dia, podemos trabalhar de cabeça erguida, sem medo e com dignidade, é graças ao SINTE !

Antigamente, se trabalhasse com Acupuntura, Florais, Terapia Corporal, Psicoterapia, enfim, com QUALQUER técnica,já era o suficiente para ser preso ! Nos anos 90, recém saídos da ditadura, as "autoridades" interpretavam que, se não existia lei autorizando, tudo era proibido !

O fato do SINTE conquistar o reconhecimento do GOVERNO, obrigou as "autoridades" a reverem seus conceitos: existindo o SINTE, automaticamente implica que as técnicas que representamos são LÍCITAS ! O Ministério do Trabalho exigiu infindáveis requisitos e documentos, todos cumpridos pelo SINTE !

Muitas batalhas de "bastidores" tiveram que ser travadas...Contra todos os esforços corporativistas, o SINTE venceu !

A Certidão Ministerial que reconhece o SINTE tendo seu texto no Diário Oficial da União, garantiu o DIREITO de trabalharmos de cabeça erguida !

Foi um passo extremamente importante naHistória de nossa Profissão e o início da valorização de nossa classe. Claro, muitas batalhas homéricas ainda estavam por vir. Só que, agora, existe o órgão MÁXIMO em que todos os Profissionais se filiam e garantem seus DIREITOS !

Ora a Acupuntura, ora os Florais, ora a Fitoterapia, ora a Psicoterapia, ora TODAS as técnicas, enfim sempre que alguma ameaça à liberdade profissional surgia, o SINTE é quem agia !

Vamos relembrar um pouco mais de nossa História, com a ajuda desta "caixa do tempo"...

Nos dias de hoje, é impossível imaginar nossa Profissão sem o seu SÍMBOLO MÁXIMO, que é a CRT...

Com a mente ainda focada nos tempos da ditadura e ignorando o espírito da nova Constituição, certas "autoridades" viviam cobrando que os profissionais apresentassem uma "CR"... Na verdade, poucas profissões tem "carteiras" obrigatórias, tais como CRM para médicos, CRP para psicólogos, OAB para advogados...

Para VALORIZAR os filiados, o SINTE supriu esta demanda criando a CRT, fazendo questão de destacar que, em nossa Profissão, não era obrigatória.

Somente os Profissionais que levam a sério seus trabalhos é que espontaneamente se filiam ao SINTE e cumprem os requisitos para conquistar a CRT.

O SINTE sempre fez questão de evoluir a CRT, tanto em seu conceito, quanto em seu padrão físico; já se referiu a Conselho Regional de Terapia, já teve projetos de Lei Federal a seu favor, até evoluir em definitivo para o conceito de Auto-Regulamentação... Para firmar este Símbolo perante a sociedade e valorizar ainda mais quem for filiado, a CRT era entregue em cerimoniais por todo o Brasil. O design e os padrões foram se elevando cada vez mais, com até mesmo a Casa da Moeda tendo confeccionado a CRT.

Recentemente, a CRT evolui ainda mais, adotando o padrão que ainda está por vir nas futuras carteiras de identidade brasileiras.

Quando vejo a CRT, me vem à mente milhares de colegas que a mereceram, felizes com a CONQUISTA do Símbolo Máximo de nossa Profissão...

Nossa Carteira atinge agora o seu auge evolutivo... Tamanho ideal... Foto impressão em fusão ao fundo, aumentando a segurança... Reprodução em escala da Certidão Ministerial... Chip capaz de armazenar informações digitais que poderão ser conferidas por leitores especiais...

No verso, novas marcas de segurança, com micro impressões de foto, assinatura e digital. Temos também a logomarca do SINTE e os dados para contatar e conferir a procedência, caso os Clientes desejem.

A Clientela também pode usar o a câmera do celular para conferir o QRCode impresso, sendo que este automaticamente abre a página da internet contendo os dados essenciais do Profissional. Enfim, todos os esforços para valorizar cada vez mais quem é filiado ao SINTE e conquista a sua Carteira de Terapeuta Holístico Credenciado !

Garantindo ainda mais nosso Símbolo Máximo, o SINTE obteve o registro da MARCA CRT, bem como de inúmeras outras, para tornar bem distinta esta que é a VERDADEIRA CRT !

O SINTE - SINDICATO DOS TERAPEUTAS sempre primou em documentar e registrar rigorosamente, cumprindo todos os requisitos dos órgãos governamentais. Desta forma, garantimos os Direitos de nossos associados e evitamos que marcas e domínios de internet relacionados com a nossa Profissão caíssem em mãos erradas. Por ser o SINTE uma unanimidade, pessoas inescrupulosas tentam imitar nossos Símbolos e Marcas, e, com isso, enganar os profissionais mais ingênuos...

Felizmente, a sociedade é esclarecida e sabe diferenciar o SINTE, este sim, o Verdadeiro SINDICATO NACIONAL e prestigiam a quem for filiado à nossa organização. O SINTE sempre zelou e contina zelando pela boa imagem de nossa Profissão, unindo a todos com a bandeira da Auto-Regulamentação e aprimoramento técnico. Numa época em que os eventos da área contavam apenas com a boa vontade e improvisos, o SINTE revolucinou e, em 1997, mostrou a força e a organização da Profissão, realizando seu primeiro Congresso.

Em plena época que membros radicais do Conselho de Medicina tentavam, por todos os meios, monopolizar a Acupuntura e desacreditar as demais técnicas, o SINTE uniu CENTENAS de Profissionais no mais sofisticado e prestigiado local para eventos no Brasil e com a presença dos principais órgãos jornalísticos da época... Era uma demonstração de Força e Organização, tornando claro que existe o SINTE, e que não abriríamos mão do livre exercício de nossas técnicas !

Os maiores expoentes de cada técnica estiveram presentes, tornando clara a necessidade de todos se UNIREM ao SINTE, a única organização capaz de garantir os Direitos Profissionais.

Naquela época, travou-se uma verdadeira "guerra" de reportagens, com os radicais de certos conselhos profissionais alegando que a nossa Profissão nem existia e que era "perigosa" à sociedade...

O SINTE, ao invés de descer ao mesmo nível, manteve a dignidade, preenchendo todos os noticiários com notícias positivas e esclarecedoras sobre as técnicas que defendemos. Os principais nomes de cada técnica traziam mensagens de União junto ao SINTE, e igualmente contaram suas experiências pessoais de perseguições sofridas ao defenderem a Profissão... Muitos contaram sobre a época em que foram presos, processados, injustamente condenados e a importância do trabalho do SINTE, que, com suas vitórias continuadas, colocava um fim neste abusos.

O SINTE prestou justas homenagens e estes verdadeiros mártires da boa causa, alguns dos quais não estão mais entre nós... Como os saudosos Gaiarça... Silvio Panizza... Matheus de Souza... Oswaldo Rentes... E o primeiro Prefeito a implantar a Terapia Holística em postos de saúde... Same Calil Nicolau Eid... Depois dele, mais de 10 cidades aderiram às Campanhas de Atendimento GRATUITOS organizadas pelo SINTE.

O SINTE sempre foi muito bem recebido em todos os veículos de comunicações. Talvez a mais bem elaborada parceria tenha sido com a Rede Globo... Particularmente, o Movimento GNT foi o de maior repercussão. Outdoors espalhados por toda São Paulo, destacando as mais variadas técnicas e convidando o público a participar. Chamadas televisivas, durante toda a semana, com reportagens ilustrando o que é a nossa Profissão... Entrevistas onde destacamos os DIFERENCIAIS em relação aos médicos... A CRT - Carteira de Terapeuta Holístico Credenciado apresentada para todo o Brasil...Lembrando que, tudo isso, no Canal GNT, o mais conceituado das empresas Globo...
 
No espírito democrático e aberto que sempre norteou nossa Profissão, organizou-se um debate entre o SINTE e o Conselho de Medicina. Marília Gabriela foi a mediadora do evento, que transcorreu AO VIVO para todo o Brasil !

Para tornar mais agradável ao público em geral, diversos artistas simpatizantes e coligados à área foram chamados. Patricia Travassos teve participação intensa. Como embaixadores da Profissão, fizemos questão de manter o clima de cordialidade e respeito, mesmo nos bastidores que antecederam ao debate. O representante do Conselho de Medicina foi firme e honrado, fiel às suas convicções e ao seu papel... Claro, o SINTE mostrou a que veio, rebatendo com elegância e bonsargumentos... Além de contar com a simpatia e torcida de todo o auditório e artistas presentes. Com mais de 3 mil pessoas presentes, o auditório do MUBE lotou assim que as portas se abriram... A grande maioria assistiu ao debate via telões, gentilmente disponibilizados para que todos pudessem acompanhar ao vivo. A energia do público foi indescritível, pois, literalmente, torciam e aplaudiam a cada resposta do SINTE... A repercussão foi excelente e o público apreciou tanto que, além da exibição ao vivo, o debate teve seus melhores momentos reprisados três vezes !

Os adversários de nossa Profissão dominam o Legislativo, o Executivo e o Judiciário... Mas, podemos dizer que o chamado "Quarto Poder", que é o JORNALISMO, este sim, sempre teve boas relações com o SINTE... Estivemos, literalmente, em TODOS os veículos comunicação: TV, rádio, jornais impressos, mídia eletrônica...

Até mesmo em algumas publicações que, em tese, não seriam simpáticas à causa, renderam-se às evidências e aos fatos. Este é o caso da Revista Secretários de Saúde, que divulgou para todos os Municípios brasileiros, os excelentes resultados obtidos com os atendimentos Comunitários em Terapia Holística. Sempre mantendo os filiados bem informados e elevando a moral coletiva em prol da causa, o SINTE sempre fez ecoar cada boa reportagem...

Nos tempos em que a internet ainda engatinhava, a mídia impressa e os Correios eram os caminhos de comunicação. O SINTE sempre esteve à frente de seu tempo.. .Paralelamente aos informativos, já mantinha sites na internet e passou a disponibilizar espaços e e-mails personalizados e exclusivos aos filiados !

No Judiciário e nos meios de comunicação, eram travadas continuadas batalhas sobre quem pode ou não exercer as técnicas... Sabendo que o SINTE era a única esperança de nossa Profissão, todos se filiaram e a receita obtida, revertida integralmente em estruturar a organização para podermos vencer ! Esforços continuados foram empreendidos para salvaguardar os associados ao SINTE !

As Campanhas de Atendimento Gratuito em todo o Brasil, além de ser um Bem por si, também angariava a simpatia de toda a Sociedade e dos meios de comunicação. Eventos estratégicos, com solenidades de entrega de CRT nas Câmeras Municipais... Outdoors espalhados por todo o Brasil... Mais e mais serviços prestados....

Claro que todo essa exposição na mídia só foi possível porque o SINTE tem toda a sua documentação absolutamente em dia. Mesmo assim, algumas "autoridades" ficavam inconformadas... Na História de nossa Profissão, existe casos inacreditáveis, como por exemplo, a de uma "autoridade" inconformada porque o SINTE já foi objeto de divulgação positiva no programa do Jô Soares...

Era um período conturbado, com inúmeras batalhas judiciais, verdadeiros "David contra (diversos...) Golias" e a União de todos junto ao SINTE é que determinou as VITÓRIAS !

Nossos eventos anuais precisavam demonstrar esta Força e por isso, em parcerias com entidades especializadas, abriamos espaço para participação de milhares de Profissionais ! O público atingia a marca de até 5 milvisitações no famoso Expocenter, em São Paulo.

Os atendimentos Comunitários expandiram para mais de 10 cidades, as reportagens, por todo o Brasil, transmitiam a imagem altamente positiva do SINTE, da Profissão e, em especial, de nossos filiados. Em Minas Gerais, por exemplo, um dos jornais mais prestigiados nos incluiam entre os Salvadores da Pátria....

Além da mídia espontânea, o SINTE contava, inclusive, com programa televisivo semanal na Rede Mulher. Algumas de nossas Campanhas contaram com publicidade de página inteira em grandes revistas femininas. Sempre à frente do seu tempo, muitas vezes o SINTE bancou demandas de seus associados, para os quais, sequer estavam ainda preparados...

Este foi o caso do Cartão HoloCard: cada consulta particular quitada por esta Campanha, igualmente custeava o material para mais um atendimento gratuito ! O Cliente quitava diretamente ao SINTE, via cartão de crédito, por telefone e a organização reteria 10% (à época, R$ 2,50...) para custear as campanhas caritativas e a publicidade. É pena, mas, a grande maioria dos participantes compreendeu errado e passaram a receber diretamente dos Clientes indicados, inviabilizando que o sistema se auto-sustentasse....

Ainda assim, é importante manter o SINTE sempre na vanguarda, evoluindo e atento aos interesses e necessidades de seus filiados e em defesa da Profissão ! Com todas as VITÓRIAS judiciais consolidadas, com todos os Direitos dos filiados ao SINTE garantidos... Finalmente, o sindicato pode focar em atividades mais nobres, que é a EDUCAÇÃO CONTINUADA.

O SINTE é o guardião da Sabedoria Coletiva de milhares de Profissionais !

Aprendendo com erros e acertos de colegas de TODO o Brasil, o SINTE gerencia a inteligência coletiva, interpretando... analisando... e sintetizando as informações corretas... ... tornando-as acessíveis a todos os seus filiados. Inclusive, utilizando-se dos modernos métodos didáticos, sempre atualizados tecnicamente e, o que é muito importante, adequados à LEGISLAÇÃO brasileira...

Inúmeros livros, mapas, vídeos CDs e até cursos online, EXCLUSIVOS aos filiados ao SINTE !

Até mesmo nossos eventos anuais, deixaram de focar na Quantidade e se dedicaram à Qualidade: limitamos o público, propiciando melhor ambiente para aprendizado ! A síntese de todos estes anos de experiência coletiva está no mais importante livro publicado em nossa Profissão: o Tutorial Terapia Holística !

Claro que, cada livro por si, tem sua importância especial, pois foca e aprofunda temas selecionados e houve a atenção para que sejam totalmente adequados às leis, à técnica e à Ética. Acontece que o Tutorial Terapia Holística abrange TODAS as técnicas ! O Código de Ética de nossa Profissão é um dos tópicos e vale para todos nós !

Um feito inédito em todo o mundo foi a elaboração das Normas Técnicas específicas para a Nossa Profissão ! As boas práticas, a adequação de termos, a adaptação do modo de trabalhar em relação às leis e jurisprudência... Orientações, Pareceres, uma infindável gama de informações confiáveis, tudo isso e muito mais na obra prima que é o Tutorial Terapia Holística... Um livro "obrigatório" em todas as bibliotecas de quem trabalha em nossa área, a síntese do Conhecimento de milhares de colaboradores, tanto da Profissão, quanto de juristas, além de especialistas em formatação de normas técnicas... Basta seguir à risca e poder trabalhar com a tranquilidade e valorização de quem está Certificado perante as Normas !

Muito foi realizado e conquistado desde e graças à fundação do SINTE !

Somente uma "caixa holográfica" para comportar tanta informação, tanto Conhecimento, tantas Vitórias !


Os grupos corporativistas foram criados faz muitas décadas... Recebem e trabalham com verbas garantidas e milhares de vezes superiores às do SINTE... Mesmo assim, o SINTE conduziu a nossa Profissão para o Século 21 ! Fez tanto ou ainda mais que os representantes das outras profissões, graças à criatividade, dedicação e esforços de inúmeros idealistas.

Quem é parte do SINTE está de parabéns, pois, graças à adesão de Profissionais como VOCÊ é que atingimos tamanho grau de Excelência !

E agora, conhecendo um pouco mais de nossa HISTÓRIA, temos certeza de que, quanto olhar o Certificado de Terapeuta Holístico Credenciado na parede de seu consultório, quando admirar a sua CRT - Carteira de Terapeuta Holístico Credenciado, enxergará além da matéria e sentirá toda a Beleza, o Conhecimento, a Sabedoria e as Vitórias de milhares de colegas que, como você, compõem o Holograma de Sabedoria que é o SINTE - SINDICATO DOS TERAPEUTAS ! 

{source}
<iframe src="//player.vimeo.com/video/73148912" width="500" height="281" frameborder="0" webkitallowfullscreen mozallowfullscreen allowfullscreen></iframe>
{/source}

Henrique Vieira Filho - Terapeuta Holístico - CRT 21001Henrique Vieira Filho - Terapeuta Holístico - CRT 21001, é autor de diversos livros da profissão, ministra aulas na CEATH - Comunidade de Estudos Avançados em Terapia Holística.  contato@sinte.com.br  (11) 3171-1913

 

 

 

Destaques da Edição