Violeta - Modelo: Rilda - Arte Digital: Henrique Vieira Filho

O violeta é a cor predominante no sétimo chakra, também chamado “coronário” ou chakra da coroa (alto da cabeça). 
 
É uma cor fria.
 
No passado não era uma cor bem vista, por ser muitíssimo usada na forração externa dos caixões (urnas funerárias), nos penachos e interior dos cochos (carros transportadores das urnas funerárias) e nos panos roxos de proteção colocados sobre os santos da igreja católica durante a quaresma.
 
Leia mais...

Pavoneando - Foto e Arte Digital: Henrique Vieira Filho

A cor verde é ótima para a pintura externa dos prédios residenciais, hotéis, restaurantes, quintais, salas de cirurgias e locais onde haja a necessidade de uma reposição energética como o teto dos banheiros. 
 
Nas pinturas externas, é sempre bom ter esta cor associada aos remates em branco neve. Não é uma cor ruim; é usada como a cor do equilíbrio. 
 
É a mistura do azul com o amarelo, mas não possui as qualidades destas duas cores. 
 
Leia mais...

Telúrica - Arte Digital: Henrique Vieira Filho

  Na escala de preferência pessoal, o azul ocupa o índice de 35%, haja visto que na vestimenta, vem desde os macacões de brim muito usados no passado, até ao “jeans” em grande escala nos anos sessenta, e que não perde o seu apogeu até os nossos dias. 

Na vestimenta traz serenidade para o usuário e auxilia na aproximação de outras pessoas.
 
É uma cor calmante e jovem. Na escala cromática, é uma cor fria, transmitindo a sensação de frescor e do novo.
Leia mais...

Guerreira de Negro - Modelo: Andrea - Arte Digital: Henrique Vieira Filho

O preto é a ausência da forma. Representa a decomposição simbólica do barro (solo fértil) e a imensidão do útero universal. 
 
É condutor e portador da luz, guardando-a. É o mistério da vida. É a estrutura cósmica sem delimitação. 
 
Representa o caos com ordem. É o princípio elétrico, ausência de forma, é o aquecedor da vida, morte e o renascimento espiritual. É o vácuo, mas também a matriz aonde vai se formar a luz. 
 
Representa a raiz das energias dos ancestrais.
 
Leia mais...

Cromoterapia - Modelo: Rilda - Arte Digital: Henrique Vieira Filho

A CROMOTERAPIA é o estudo que defende a influência das cores do espectro visível para o equilíbrio energético de todos os seres, aqui incluído os humanos. 
 
Nos meus estudos e pesquisas sobre cores, visualizei e fiz experiências de como as cores agem de acordo com os cinco movimentos chineses: Fogo, Terra, Metal, Água e Madeira e concluí que se conseguirmos incluir a cor necessária na hora certa na pessoa desarmonizada, ela alcança um equilíbrio perfeito e a partir daí deve ser levada a aceitar este equilíbrio para viver feliz.
 

(Trechos extraídos da Propositura de Palestra para o Holística 2014)  

Leia mais...

Chakra Umbilical  - Modelo: Pam - Arte Digital: Henrique Vieira Filho

  Cor localizada no segundo chakra, chakra umbilical. É uma cor quente, representada pela forma da lua crescente, o elemento é a água e o sentido é o paladar. A cor laranja na Cromoterapia corresponde ao metal ouro. O planeta é a Lua. Para a Musicoterapia, esta cor corresponde à nota musical ré.

A polaridade do laranja é Yang; logo, é positiva, solar, diurna e simboliza o verão. O laranja influencia o dia de segunda-feira. Todas as pessoas vivenciam, segundo a Cromoterapia, sete anos de vida para cada cor do Espectro ou Arco-Íris. 

Leia mais...

Destaques da Edição