Respiração: A Essência Que Gera a Vida NA Terra

Terapia Corporal

Podemos obter uma consciência corporal de que, do micro ao macro em nosso meio ambiente, tudo expira e inspira uma única energia continuamente através da respiração – do qual a técnica do Qigong ou Chikun, possibilita ao indivíduo adquirir essa consciência, além de saúde e longevidade.

Para respirar corretamente, é necessário ter conhecimento desde o surgimento do oxigênio no Planeta à conscientização de que a nossa mãe Terra também respira e depende das nossas atividades tanto físicas quanto espirituais.

 

As antigas filosofias orientais nos ensinaram sobre os benefícios da respiração.

A respiração como componente da energia e força vital, tem sido usada no oriente como um veículo da iluminação espiritual e saúde física, por milênios.

Pela mudança da taxa, profundidade e ritmo de nossa respiração, podemos conscientemente mudar nossa química, percepção e atitude. Através do aprendizado do uso da respiração consciente, podemos nos beneficiar da melhora de nossa saúde, estado emocional e claridade mental.

CHIKUN é um sistema de exercícios energéticos de origem chinesa, pode-se dizer um condutor de energia, com grande variedade de estilos criados pelos antigos mestres e também atuais mestres da Terapia Tradicional Chinesa.

O ideograma chinês significa o cultivo, a prática da energia para ter acesso ao poder natural do Universo.

Os antigos mestres da Terapia chinesa consideraram o cultivo do Qi consciente mais a harmonia interior por meio de práticas pessoais e criaram a seguinte fórmula:

Prática + Intenção = Harmonia Interior = Fluxo do Qi = Saúde e Longevidade

Similar aos princípios da filosofia Yoga, a partir da troca física de oxigênio e gases com o meio ambiente, o Qi permeia entre o espaço universal, o macrocosmo, e o espaço interno do corpo, que é considerado também o universo microscópico – o microcosmo.

O ato de respirar ao longo da vida é natural e automático desde que nascemos. Quando é intencional com a prática dos exercícios apropriados como o Qigong (Chikun), traz melhor fluência do Qi, consequentemente melhora a qualidade física.

Os mestres chineses consideram que no exercício físico ao respirar, a energia Qi que nasce da nossa intenção e vontade, comanda o cérebro, conduz automaticamente o Qi aos canais ou meridianos para energizar o local correspondente ao movimento que está sendo realizado com o Qigong(Chikun) .

Por esse motivo, ter a consciência e concentração no movimento proposto, é tão importante quanto respirar.

Atualmente, o Qigong (Chikun) juntamente com o Tai Chi Chuan estão amplamente difundidos e se popularizando, principalmente pelas pessoas idosas, propiciando melhoria na saúde, prevenindo problemas próprios da idade em consequência do sedentarismo. ]


Ao contrário do que muitos pensam, estes exercícios de concentração e movimentos lentos, passam a queimar mais energia física do que uma aula de aeróbica quando o consumo de energia é superficial.

Cuidar da respiração é respeitar o corpo e ter a consciência de cuidar do nosso Planeta que também exerce a função da respiração que mantém o equilíbrio no ecossistema.


Existe uma unidade nos ensinamentos das técnicas orientais de respiração que é a captação da energia da atmosfera que vem do Cosmos para harmonizar-se com a energia do homem, conectando-se ao fundo no planeta Terra, sincronizando as ondas magnéticas do biocampo cosmo-terrestres usando a energia através da respiração.


Artigo extraído da Propositura de Palestra para o evento Holística 2015.

 

LIDIA RITSUKO MATSUBARA  Terapeuta Holística - CRT 48244

LIDIA RITSUKO MATSUBARA

Terapeuta Holística - CRT 48244

Trabalha com TAI CHI CHUAN, TERAPIA CORPORAL, TERAPIA TRADICIONAL CHINESA


Destaques da Edição